Um comentário do deputado gaúcho Alcibio Nunes (PSL), conhecido como Bibo, feito em debate na GloboNews, na noite de sábado (20), vai render ações de dois dos mais conhecidos artistas brasileiros: Chico Buarque e Caetano Veloso. O jornalista Lauro Jardim informa em sua coluna no jornal O Globo que nesta terça-feira (23) Chico vai entrar com duas ações no Juizado Especial Cível da Gávea, no Rio de Janeiro.
Em um dos processos, Chico exigirá que Bibo se retrate da acusação de que que recebia dinheiro das leis de incentivo à cultura para apoiar os governos petistas. Como nunca usou dinheiro das leis de fomento ou de renúncia fiscal, o compositor pedirá também indenização por dano moral.
Bibo disse na GloboNews:
— Antigamente, só se incentivava a cultura com seus apaniguados. Se dava dinheiro ao Chico Buarque da vida, ao Caetano Veloso, músicos já consagrados, artistas consagrados, para apoiarem o governo.(...) Para que dar dinheiro para quem já tem? Só para apoiar o governo, na época de eleição? “Eu apoio Lula”. “Eu apoio Dilma”.
Caetano decidiu começar com uma interpelação judicial, o que não significa que, mesmo dizendo que foi mal interpretado, o deputado esteja livre de ação por danos morais. O artista já ganhou ação milionária contra o guru do bolsonarismo, Olavo de Carvalho, de quem cobra uma indenização de R$ 2,8 milhões por descumprir decisão judicial e não remover de suas redes sociais "mensagens que relacionem o cantor à pedofilia".
As mensagens seriam relacionadas ao início do namoro dele com sua mulher, a produtora Paula Lavigne, quando ela tinha 13 anos e o músico, 40. A ação está na fase de execução da sentença.
A coluna procurou Bibo Nunes mas, até as 21h20min desta segunda-feira, o deputado não retornou.