Desde a primeira manifestação, quando disse no programa Gaúcha Atualidade que “o Exército não nega estribo” e que vai colaborar no enfrentamento ao coronavírus, o comandante militar do Sul, general Geraldo Miotto, tem dado segurança ao governador e aos prefeitos de que podem contar com a sua estrutura para o que der e vier.
Nesta terça-feira (7), Miotto recebeu o prefeito Nelson Marchezan na sede do Comando Militar do Sul. O general mostrou o que o Exército está fazendo no Rio Grande do Sul, no Paraná e em Santa Catarina e as formas como pode colaborar – de caminhões para o transporte de suprimentos à montagem de tendas e barracas.
Marchezan apresentou o planejamento da prefeitura na área da saúde e explicou a opção de aproveitar a estrutura hospitalar já existente para ampliar a oferta de leitos, em vez de montar hospitais de campanha, como está sendo feito em outras cidades.
O general concordou com a estratégia e colocou a estrutura do Exército à disposição para colaborar de todas as formas e a qualquer hora.
Militar disciplinado, Miotto não costuma fazer comentários políticos. Pela forma como vem agindo mostra, na prática, que está afinado com a ala do governo que compreende o risco que o coronavírus representa para os brasileiros.