A se confirmar a inauguração de um trecho da duplicação da BR-116, no próximo dia 12, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, o palanque terá uma ausência de peso: o governador Eduardo Leite não estará no Rio Grande do Sul nesse dia.
Leite havia reservado a segunda-feira (5) para participar da inauguração, mas a Presidência da República transferiu a data.
No dia 12, Leite participará de um encontro com 400 investidores, promovido pelo Banco Santander, em São Paulo.
Nesta segunda-feira à tarde, Leite vai a Brasília para mais uma reunião do Fórum de Governadores. Em pauta, a reforma a tributária. Em Brasília, o governador também deverá se encontrar com o novo presidente do BNDES, Gustavo Montezano.
Reencontro com o passado
No fim de semana, o governador esteve em Pelotas para a formatura de uma turma de policias militares, no sábado (3), e relembrou os tempos de atuação na política municipal. Após ser paraninfo dos 115 novos soldados da Brigada Militar na Metade Sul, Leite percorreu obras que deixou em andamento quando era prefeito e circulou pelas ruas da região central da cidade.
Durante a caminhada, ingressou novamente no prédio da prefeitura que comandou entre 2013 e 2016 para conhecer a exposição "Bernardo de Souza em dois tempos", do fotógrafo Gustavo Vara. Entre os vários registros históricos dos dois mandatos de Bernardo, o último abreviado por problemas de saúde, em 2006, estão imagens do início de Leite na política. O próprio governador fez questão de registrar, em seu celular, as fotos da exposição.
— Como escrevi em um artigo para os jornais da região, aqui em Pelotas renovo as minhas energias humanas e administrativas. Ser governador de todos os gaúchos é uma honra que divido com carinho com os habitantes da minha cidade — destacou.