Na esteira de outras ações que promovem a redução do preço da carteira nacional de habilitação (CNH), o Detran do Rio Grande do Sul aprovou medida que estimula a concorrência entre Centros de Formação de Condutores (CFCs), terminando com o valor fixo de serviços oferecidos por esses órgãos.
Com o destabelamento de preços das aulas, o diretor-geral do Detran, Enio Bacci, estima que o custo da CNH pode reduzir em mais 10%, em média. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado e a medida já está em vigor.
De acordo com o Detran, aulas teóricas e práticas terão um valor máximo definido pelo órgão, mas não terão valor mínimo. Com isso, os CFCs estão aptos a oferecer promoções e dar descontos. A flexibilização pretende estimular a concorrência e fazer baixar ainda mais o valor da formação para a CNH. O Detran também anunciou mudança nos critérios para instalação de CFCs, que poderá resultar na abertura de novos centros.
O anúncio do Detran ocorreu um dia após a publicação da resolução do Contran que tornou facultativo o uso do simulador, reduzindo em 14% o valor mínimo para a formação na categoria B (carro). A mudança reduz em cinco horas a carga horária dos futuros condutores, baixando o custo em até R$ 315,85, e passará a valer em 90 dias.