A três meses de completar 90 anos, o ex-governador Alceu Collares começou a combater um adversário sorrateiro: um câncer de estômago, que cresceu assintomático e deverá ser operado provavelmente em agosto. Antes, Collares terá de fazer quatro sessões de quimioterapia para reduzir o tamanho do tumor.
A primeira sessão terminou nesta sexta-feira. Diferentemente da maioria dos pacientes, Collares não teve náuseas nem qualquer indisposição. No Hospital Mãe de Deus, ao lado da mulher, Neuza, com quem está casado há 33 anos, contou que está pronto para o combate:
– Não quero ir embora ainda. Vou para a briga.
Com o vozeirão que os eleitores bem conhecem, declamou cinco poemas: dois de Jayme Caetano Braun, que costumava recitar para Leonel Brizola, um de Che Guevara, um de Alceu Wamosy e outro de Castro Alves.
O ex-governador foi internado no dia 27 de maio, depois de sofrer uma trombose e um edema pulmonar e deve ter alta neste sábado. Antes de ir para o hospital, cumpriu, literalmente, uma tarefa de gincana: gravou um vídeo para equipe Xirus, que participava de uma disputa em Vera Cruz.
Leia mais:
Na crise ou na bonança, não existe apoio grátis
Prefeitos de Passo Fundo e Bento dão receitas parecidas de sucesso
TCE estuda criar regional do tribunal em Osório