Em sintonia com a exposição QueerMuseu – Cartografia da Diferença na Arte Brasileira, que o Santander Cultural realiza a partir do próximo dia 15, o Cine Santander vai exibir a mostra Queer Cinema. A programação começa nesta quinta-feira e segue até 30 deste mês, com 22 longas-metragens e uma minissérie de TV sobre o universo queer – conceito básico que compreende a designação de pessoas que não seguem o modelo da heterossexualidade.
A seleção dos filmes é marcada pela diversidade LGBTQ – uma pluralidade que se reflete também em suas origens e gêneros cinematográficos: os títulos são provenientes de 13 países e passeiam pela comédia, ficção científica, policial, documentário, drama e terror. São obras dirigidas por cineastas consagrados como Peter Jackson, Nagisa Oshima, Stephen Frears, Denys Arcand e John Waters – mas também por novos nomes promissores tipo Lisa Cholodenko, Alice Wu, Joshua Grannel, João Pedro Rodrigues e Marco Berger.
Leia também
Edu K se apresenta no bar Ocidente, em Porto Alegre
Mil Bijus cria campanha com mulheres que não são modelos
Destaque para o cinema queer brasileiro contemporâneo, que traz seis produções realizadas nos últimos três anos. Além das sessões regulares, a programação oferece sete sessões comentadas por realizadores e convidados – a primeira vai rolar nesta sexta-feira, às 19h, do longa-metragem gaúcho O Ninho, com a presença dos jovens diretores Filipe Matzembacher e Marcio Reolon.