Olha só que legal: a editora gaúcha Dublinense anuncia para o Dia Mundial do Rock, agora, em 13 de julho, o lançamento de CONTOS DO ROCK – HISTÓRIAS DOS BASTIDORES DO ROCK BRASILEIRO CONTADAS POR QUEM ESTAVA LÁ. O livro organizado por Daniel Ferro reúne mais de 50 histórias de músicos, empresários e produtores de rock no país, de diferentes gerações e estilos.
A pesquisa foi feita em cima do material bruto que o organizador já tinha realizado para a série documental homônima que foi ao ar no canal Multishow. Mas tem coisa inédita também: Erasmo Carlos, por exemplo, relata os bastidores da vez em que tentou escapar da censura a uma música sua que fazia referência a maconha com uma desculpa completamente esfarrapada.
– O livro traz desde coisas muito engraçadas, passagens vergonhosas, até histórias tensas de verdade. Tudo contado em primeira pessoa, com as palavras dos próprios artistas – explica o editor Gustavo Faraon.
Os depoimentos são assinados por nomes como Andreas Kisser, Arnaldo Brandão, Beto Bruno, Bianca Jhordão, Canisso, Champignon, Charles Gavin, Clemente, Dado Villa-Lobos, Di Ferrero, Digão, Dinho Ouro Preto, Érika Martins, Fausto Fawcett, Fê Lemos, Fernanda Takai, Fernando Deluqui, Gerson Conrad, Helio Flanders, João Barone, Kiko Zambianchi, Lucas Silveira, Marcelo Bonfá, Nasi, Paulo Ricardo, Phillipe Seabra, Pitty, Rick Bonadio, Rogério Flausino, Supla, Tico Santa Cruz e Toni Garrido.
A foto acima mostra o jovem autor recebendo um upa amigo do promoter Amin Khader, que colabora com uma história de quando era produtor do Rock in Rio em 1985, envolvendo Freddie Mercury, vocalista da banda inglesa Queen, e os artistas brasileiros nos camarins.