Olha só que bacana: a fim de aprofundar sua relação com Passo Fundo, a 16ª Jornada Nacional de Literatura bolou um projeto que vai envolver bares e restaurantes. Livros na Mesa: Leituras Boêmias prevê debates abertos para a comunidade em points noturnos e espaços culturais da cidade durante a Jornada, entre 22h e meia-noite, seguidos de show com músicos locais.
Leia também
67ª Berlinale: 8 filmes brasileiros estão no festival alemão
Daniel Lumertz tocará no Expogramado
Show "Beatles na Favela" passará por Porto Alegre em março
Após o cancelamento da edição de 2015, a equipe resolveu mapear por meio de uma pesquisa as demandas da comunidade em relação ao encontro literário. Uma das conclusões foi que os passo-fundenses gostariam de envolver-se diretamente nas atividades da Jornada – surgindo a partir daí um conceito batizado de "jornalização".
– Jornalizar a cidade significa permitir que a comunidade construa sua participação na Jornada. Livros na Mesa: Leituras Boêmias se encontra nessa referência – explica Fabiane Verardi Burlamaque, professora da Universidade de Passo Fundo (UPF) e coordenadora da Jornada.
O professor Miguel Rettenmaier, igualmente coordenador do evento, já imagina consequências lítero-etílico-gastronômicas do projeto:
– Quem sabe no futuro grande parte dos cardápios dos bares e restaurantes não contemplem nomes de obras e de escritores?
A Jornada Nacional de Literatura vai rolar de 2 a 6 de outubro.