Um dos objetivos do novo espaço que a coluna terá a partir de agora, será valorizar o olhar e o ponto de vista diferenciado do dia a dia da equipe de repórteres fotográficos de Zero Hora. A partir de hoje, quase que diariamente, vamos publicar uma foto, um destaque diferente da nossa cobertura. Ou seja, contar o fato por trás da foto.
O grande fotógrafo Robert Capa, um dos poucos que cobriu o desembarque dos Aliados na Normandia, no Dia D da Segunda Guerra Mundial, em 1944, costumava dizer que, se suas fotos não são suficientemente boas, é porque você não chegou suficientemente perto do seu objetivo.
Ao fazer uma reportagem sobre os resíduos que a enchente deixou em frente às casas em um dos bairros mais atingidos pela água em Porto Alegre, o Sarandi, o repórter fotográfico Jonathan Heckler chegou mais do que perto. Captou a alma de um povo. Com o olhar atento, extraiu o desejo de milhões de gaúchos expresso em uma faixa em meio a móveis e outras memórias deixadas ao relento pelo trágico maio de 2024. Nesses dias, "recomeçar" é também um grito de resistência.