Uma comitiva da Confederação Israelita do Brasil (Conib) desembarca neste sábado (13) em Israel para prestar solidariedade às famílias das vítimas dos ataques do grupo terrorista Hamas em 7 de outubro de 2023. A programação inclui audiências com o presidente israelense, Isaac Herzog, e com o ministro da Diáspora, Amichai Chikli, entre outras autoridades e representantes da sociedade civil. A comitiva também irá se encontrar com parentes de vítimas dos atentados e com familiares dos reféns mantidos pela organização extremista.
A delegação da Conib, integrada por 12 pessoas, irá percorrer regiões onde ocorreram os ataques, como o kibutz Nir Oz e a área na qual ocorria a festa onde centenas de jovens foram mortos. Na comitiva estão os gaúchos Danilo Knijnik, Henry Chmelnitsky, Nelson Sirotsky e Salomão Ioschpe. A jornalista Anik Suzuki, também gaúcha, acompanha a delegação.
O encontro com o presidente de Israel está previsto para ocorrer na terça-feira (16). No mesmo dia, a missão se reunirá no Ministério de Relações Exteriores com a diretora do Departamento de Luta contra o Antissemitismo, Ruth Dar. À noite, está previsto encontro com Michal Cotler-Wunsh, política e diplomata israelense conhecida internacionalmente pelas ações de combate ao antissemitismo. A viagem se encerra na quarta-feira (17), em Holon, com a visita à organização Save a Child's Heart (SACH), que atua no atendimento cardíaco pediátrico para crianças em países em desenvolvimento.
O presidente da Conib, Claudio Lottenberg, explica que, com a missão, a entidade reafirma os valores judaicos e seus princípios de paz, democracia, combate à intolerância e ao terrorismo. Ele reitera o compromisso com a defesa e legitimidade do Estado de Israel.
— Nosso pensamento está com as famílias das vítimas do conflito e com os reféns que seguem prisioneiros do terrorismo do Hamas, por quem seguimos mobilizados pela imediata libertação — afirmou.