O Exército Brasileiro fez uma grande demonstração de poder de fogo na terça-feira (17), durante a Operação Arandu, manobra internacional que ocorre no Rio Grande do Sul. O sistema lança-foguetes Astros 2020, com grande poder de dissuasão, foi empregado no campo de instrução de Saicã, em Rosário do Sul, com disparos de tiro reais. No vídeo acima, imagens produzidas pelo Comando Militar do Sul (CMS).
O conjunto do equipamento, composto por seis viaturas (duas lançadoras múltiplas universal, uma de posto de comando e controle, uma unidade controladora de fogo, uma de meteorologia e uma remuniciadora), foi deslocado por terra de Formosa, Goiás, sede do 16º Grupo de Mísseis e Foguetes (16º GMF), até o Rio Grande do Sul, demonstrando capacidade de mobilidade dos aparelhos do Exército. Em setembro, os Astros foram empregados em exercício na Operação Amazonas, na fronteira com a Venezuela. Produzido pela Avibras, o sistema é a mais poderosa arma dissuasória do Exército, podendo atingir alvos a até 300 quilômetros.
A Operação Arandu vai até sexta-feira (20) e conta com a participação de 2,2 mil homens e mulheres, entre eles 140 argentinos. O exercício é uma amostra da diplomacia militar e encerra um ciclo de três anos, que envolveu outras operações (Hermandad, Yaguareté e Saci/Duende).