Pode parecer difícil criticar quem conquistou o título. No entanto, é preciso dizer que se pode conquistar um título mesmo cometendo erros. Este é o caso do treinador do Grêmio, Tiago Nunes, que cometeu o mesmo erro duas vezes.
No primeiro Gre-Nal, tinha Lucas Silva na primeira função do meio-campo. Maicon foi colocado mais à frente e não conseguiu jogar, além de ter contribuído na lentidão de um meio-campo que foi amplamente dominado pelo Inter naquele primeiro tempo.
No segundo clássico, repetiu o erro, só que desta vez tendo Thiago Santos na primeira função. Teve de tirar Maicon tão logo teve a expulsão de Rafinha.
O que se pode fazer com Maicon nos dias de hoje é colocá-lo faltando 20 minutos para terminar um jogo. Ele entra descansado, enfrenta adversários que já correram 70 minutos e, com sua exuberante técnica, consegue dar uma contribuição extraordinária. Jogos como os dois Gre-Nais, que apresentam muito mais combatividade do que propriamente futebol, não são os mais recomendáveis para um jogador veterano e com visíveis descontos físicos.
Sendo assim, apesar de não conseguir driblar suas deficiências físicas, Maicon ainda pode, neste ano de contrato que resta, ter muita utilidade.
Apesar dos erros, Tiago Nunes conseguiu ser campeão. Nos dois jogos, com o time melhorando muito quando ele tirou Maicon de campo.