Paulo Germano

Paulo Germano

Jornalista formado pela PUCRS, está em ZH desde 2006, mas foi em 2015 que se tornou colunista do jornal. Antes, atuou nas áreas de política, geral, cultura e esportes. É comentarista da RBS TV. Já venceu o Prêmio Petrobras de Jornalismo e foi finalista do Prêmio Esso. PG, como é chamado, escreve sobre vida real.

Arte na cidade

Do encanto ao horror: as mais lindas e as mais medonhas estátuas de Porto Alegre

Capital tem obras belíssimas e outras que fazem rir

Paulo Germano

Enviar email
Fernando Gomes,Bruno Alencastro,Omar Freitas,Lauro Alves e Mateus Bruxel / Agencia RBS
Estátuas de Porto Alegre: belezas e pavores

Entre os mais de 300 monumentos da Capital, cerca de 10% são estátuas – ou seja, esculturas de corpo inteiro. Em geral, são as obras que mais chamam atenção no ambiente urbano de qualquer cidade.

A coluna convidou José Francisco Alves, professor do Atelier Livre da Prefeitura e autor do livro A Escultura Pública de Porto Alegre, para selecionar as melhores e as piores estátuas da capital gaúcha. Spoiler: no Gre-Nal da feiura, deu empate.

AS MELHORES

Robinson Estrásulas / Agencia RBS

Monumento a Giuseppe e Anita Garibaldi (1913, Praça Garibaldi) - Esculpido pelo italiano Filadelfo Simi, esse é um dos primeiros monumentos do país a homenagear uma mulher – que não seja santa – como figura importante para a sociedade. É também um raro conjunto estatuário em mármore, e não em bronze, o que torna a escultura ainda mais nobre.

Lauro Alves / Agencia RBS

Gaúcho Oriental (1935, Redenção) - Presente da Associação Rural Uruguaia, a obra de Federico Escalada homenageia o centenário da Revolução Farroupilha retratando o gaúcho clássico, do final do século 18: um trabalhador rural com traços indígenas, em pose pacholenta. É uma irretocável representação de um personagem  que une o Rio Grande ao Uruguai e à Argentina.

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Monumento a Julio de Castilhos (1913, Praça da Matriz) - O conjunto de estátuas do carioca Décio Villares, encomendado pelo governo gaúcho, resume a vida e o pensamento do líder político mais influente da história do Estado. "É uma obra esteticamente maravilhosa, além de ser um dos monumentos de cunho político mais importantes do Brasil", avalia José Francisco.

Fernando Gomes / Agencia RBS

O Laçador (1958, Avenida dos Estados) - Ao retratar um gaúcho mais contemporâneo – e até mais idealizado – do que o Oriental da Redenção, a estátua gerou uma identificação sem precedentes na população e tornou-se a obra mais importante do Estado. A autoria é de Antônio Caringi, reconhecido como o maior estatuário da história do Rio Grande do Sul.

AS PIORES

Mateus Bruxel / Agencia RBS

Estátua de Renato Gaúcho (2019, Arena do Grêmio) - "O problema maior é o semblante, que parece uma senhora, com aquele cabelo e a boca aberta", diz José Francisco, lembrando que se trata de um monumento instalado em área privada, ou seja, não é um problema público a sua feiura. Para completar, segundo o professor, a posição de Renato lembra uma bailarina.

Bruno Alencastro / Agencia RBS

Estátua de Fernandão (2014, Estádio Beira-Rio) - "Uma obra infeliz", resume o professor. Também é uma estátua privada, portanto não há muito do que reclamar, mas é inevitável perceber que há sérios problemas de proporção naquele corpo esquisito. "Mesmo assim, o pessoal adora e bate foto, porque é como um filho: mesmo feio, sempre vai ser um filho", diz José Francisco.

AS POLÊMICAS

Bruno Alencastro / Agencia RBS

Estátua de Elis Regina (2009, Usina do Gasômetro) - Não chega a ser um desastre, mas a fisionomia da estátua, definitivamente, não é igual à da cantora. "A Elis era uma mulher bonita", opina José Francisco Alves, para depois lembrar que escultura de boca aberta, na dúvida, é melhor ser evitada. "Fernandão e Renato também estão de boca aberta e olha no que deu".

Omar Freitas / Agência RBS

Obelisco Leonístico (2017, Praça Jaime Telles) - Não tem autoria porque não é uma obra de arte: é um enfeite de jardim comprado à beira de uma estrada. Mas, inacreditavelmente, a prefeitura aprovou o pedido do Lions Clube de Porto Alegre Bento Gonçalves para expor a estátua como monumento público em homenagem ao cinquentenário da instituição. "Uma afronta", segundo José Francisco.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Galpão da Gaúcha

08:00 - 09:30