Após decidir que mandará retirar as casinhas que abrigam cachorros de rua no bairro Jardim do Salso, na Zona Leste, a prefeitura de Porto Alegre definiu nesta sexta-feira (24) o prazo para os abrigos serem removidos da calçada da Rua Ângelo Crivellaro.
A partir da próxima segunda (27), o condomínio, representado pela síndica Rosana Pereira de Oliveira, terá 10 dias para retirar as casinhas. Caso a decisão não seja cumprida, Rosana será multada em pelo menos R$ 4 mil.
A prefeitura vai sugerir três alternativas para não deixar os cães desabrigados: a adoção pela síndica, pelo próprio condomínio ou por outros interessados, por meio do abrigo municipal. Atualmente, 75 cachorros vacinados e castrados aguardam adoção na Unidade de Saúde Animal Vitória.
As três casinhas do Jardim do Salso estão no centro de uma cisão entre moradores do condomínio Tulipa: enquanto um grupo, liderado por Rosana, pede a permanência das estruturas, outro defende a retirada dos abrigos apontando supostos transtornos que os animais provocam na região.