Uma das salas de cinema mais tradicionais de Porto Alegre, a Cinemateca Capitólio, promove dois dias de visitas guiadas nesta semana. Inaugurado em 1928, o Cine Theatro Capitólio foi um dos mais importantes cinemas da cidade na primeira metade do século passado, chegando a ter capacidade para 1,3 mil pessoas. Depois de décadas fechada, a sala foi reinaugurada no início de 2015.
A iniciativa, em parceria da Cinemateca com o Centro de Pesquisa Histórica da Coordenação da Memória, busca a valorização do patrimônio cultural e arquitetônico da Capital. No trajeto, os visitantes são convidados são apresentados à história do edifício e conhecem o acervo de filmes clássicos mantidos pela administração do local, assim como a biblioteca localizada no terceiro piso, que reúne obras sobre a sétima arte.
Os eventos ocorrem na quinta-feira (22) e no sábado (24), com vagas limitadas a 30 participantes por sessão. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (51) 3289-8040 ou pelo e-mail blogcph@gmail.com.
A visitação terá início às 19h em ambos os dias. Além do passeio, os inscritos terão direito a assistir de graça a uma sessão da Coleção Milestone, mostra que tem como foco o papel da distribuidora Milestone Film & Video – que teve entre seus diretores nomes como Shirley Clarke, Charles Burnett e Lois Weber – dentro da história do cinema alternativo norte-americano. Fora da visita, as sessões custam R$ 10.
Na quinta-feira, será exibido o documentário World is Out: Stories from Some of Our Lives (1978), de direção coletiva. No sábado, o escolhido foi No Maps on My Taps (1978), de George T. Nierenberg.