Invasores exóticos e sem predador, os javalis tornaram-se ameaça constante a rebanhos de animais e lavouras no Rio Grande do Sul.
Os problemas causados por esses porcos selvagens não são novidade, mas o aumento da incidência de ataques neste ano vem deixando produtores em alerta em diversas regiões. A Federação da Agricultura do Estado (Farsul) calcula que pelo menos 15 mil ovinos tenham sido mortos em 2016.
– Somente em uma fazenda, mais de 200 cordeiros foram atacados recentemente. A reprodução desses animais é muito rápida – destaca Francisco Schardong, diretor-administrativo da Farsul.
Estimativas extraoficiais indicam a existência de 600 mil javalis no Estado.
Leia mais:
Javalis destroem plantações e causam prejuízos na Serra de SC
Ameaça a animais e terras, javalis são caçados no pampa gaúcho
Os estragos provocados são tantos que a caça é permitida por lei federal. Porém, há restrições para transporte.
– Estamos buscando alternativas para facilitar o carregamento desses animais a fim de incentivar a caça e, consequentemente, o controle dessa praga – explica Rodrigo Rizzo, coordenador das Câmaras Setoriais da Secretaria Estadual da Agricultura.
Entre as barreiras, estão também o aproveitamento da carne, por meio do aumento da inspeção, e de transporte de armas de grande porte para a caça ao javali. A previsão é de que as medidas da força-tarefa sejam formatadas ainda neste ano.