São diversas informações, que talvez se somem numa só...
1) Os EUA estariam preparando a instalação de bases militares na Argentina. Um na nossa Tríplice Fronteira (local sensível, dividido por Brasil, Argentina e Paraguai, frequentemente relacionado a supostos vínculos com o extremismo islâmico) e outra em Ushuaia (Terra do Fogo, também ponto estratégico).
2) A Argentina já se pôs à disposição dos EUA, oficialmente, para receber entre 2,5 mil e 3 mil refugiados do Oriente Médio. Seriam sírios e libaneses.
3) Mauricio Macri, depois da visita de Barack Obama, tornou-se a ponta de lança dos EUA na América do Sul. Hoje, Macri é "o cara" na região.
4) Macri, que mantinha boas relações com Dilma Rousseff, tem se mostrado pragmático. Recebeu o novo chanceler brasileiro, José Serra, e tratou de negócios, sua especialidade. Palavra-chave é diálogo, até na Venezuela, a respeito da qual o governo argentino tem se mostrado proativo.
5) Chanceler argentina, Susana Malcorra, está sendo apoiada por Macri para ser a histórica mulher sul-americana a se tornar secretária-geral da ONU.
6) EUA e Cuba iniciaram conversações para traçar estratégias comuns de combate ao terrorismo. Houve reunião sobre isso três dias atrás. Ao mesmo tempo, as relações se estreitam. Até voos comerciais já estão previstos.
7) EUA já teriam dado o ok a Macri e, sim, apoiariam para a ONU a chanceler argentina Susana Malcorra - mulher como a possível futura presidente americana, Hillary Clinton, que é aliada de Obama contra Donald Trump...