Nesta segunda-feira (12), no Banri Day, um evento para investidores, o banco estadual gaúcho anunciou um nome bem gaúcho para sua nova ferramenta de tecnologia com base em inteligência artificial: Bah.
O anúncio foi feito por Claíse Rauber, diretora de produtos, segmentos e canais digitais no segundo evento desse tipo já realizado pelo Banrisul. A prática, comum em empresas com ações negociadas em bolsa, ganhou versão virtual durante a pandemia e segue assim, inclusive porque alcança mais pessoas.
Conforme Nathan Meneguzzi, superintendente-executivo de Relações com Investidores do Banrisul e organizador do evento, a versão final e oficial da Bah já está interagindo com os funcionários e deve estar pronta para operar com os clientes no início de 2023. Como é da natureza de ferramentas de inteligência artificial, nesse período a Bah vai "aprendendo".
Depois do evento, Marcus Vinícius Feijó Staffen, diretor de Finanças e Relações com Investidores, explicou à coluna que o Banri Day não tem qualquer relação com eventual agenda de privatização - o governador eleito, Eduardo Leite, disse ter desistido desse projeto no futuro mandato. O objetivo é reservar mais um momento para contato do banco com o mercado, como fazem várias outras empresas com ações negociadas em bolsa, para tratar de outros assuntos além dos resultados trimestrais. É uma forma também de prestar contas aos atuais acionistas do banco.
Durante o evento, o presidente do Banrisul, Claudio Coutinho, também anunciou investimento de R$ 300 milhões na Vero, a empresa de cartões do banco estadual. Segundo Coutinho, há um "ambiciosa agenda de crescimento" para essa subsidiária - que chegou a ser alvo de uma tentativa de capitalização, sem sucesso. O presidente afirmou, ainda, que a Vero já tem uma fatia de mercado "muito importante" no Rio Grande do Sul e pretende avançar para outras regiões no "médio prazo".