Há quatro meses, os gaúchos Eduardo Prato e Caetano Roberti fundaram a Prax Analytics, empresa dedicada à análise de dados e melhora de performance de e-commerce.
Em outubro, receberam aporte financeiro de R$ 850 mil para acelerar as atividades. Na sequência, ampliaram a equipe e planejam a abertura do primeiro escritório físico, em Porto Alegre.
O projeto vinha sendo desenvolvido desde o final de 2020. Após maturar a ideia por mais de um ano, fundaram a empresa, passando a ter dedicação exclusiva à iniciativa em março. Depois de mais alguns meses de pré-operação, iniciaram suas atividades no mercado em agosto.
— Exploramos várias possibilidades no mercado da tecnologia e de análise de dados, até que chegamos à área do e-commerce, na qual observamos que muitas empresas tinham dificuldades em entender e avaliar suas performances nesta modalidade — destaca Eduardo Prato, um dos sócios.
A empresa desenvolveu uma ferramenta que aplica conceitos de análise de dados às atividades de e-commerce. O produto centraliza e analisa os dados de vendas, marketing e comportamento dos clientes na sua plataforma, e a partir dessas informações proporciona visão completa do desempenho do negócio de forma automática e em tempo real.
— Depois que começou a pandemia, o e-commerce ganhou força. As pequenas empresas que ainda não tinham presença digital começaram a ter, e as maiores começaram a aplicar mais para sobreviver. Hoje, quem não tem presença digital comercial forte fica atrás da concorrência — reforça Prato.
Hoje, a empresa já ultrapassou os limites do Rio Grande do Sul, atuando com clientes em diversos Estados. Entre as metas para 2023, está a incursão no mercado internacional.
— As mesmas métricas utilizadas para analisar desempenho do e-commerce no Brasil são utilizadas em outros países. Já estamos em contato com empresas de Argentina, México e Estados Unidos interessados em utilizar nossa solução — complementa o fundador.
* Colaborou Mathias Boni