
Nascido em 2011, da busca das irmãs Fabiane e Carla Lima por um local com tratamento humanizado em saúde mental para acolher seu pai, o Complexo Libertad cresceu e, agora, investe R$ 17 milhões na ampliação de sua estrutura em Canoas.
O novo reforço na área de saúde no Estado vai agregar um Centro de Terapias Biológicas (CTB) a partir do próxima quarta-feira (21), com capacidade para atender 25 pacientes por dia. A clínica passa a ter 99 leitos.
No CTB, serão realizados tratamentos por meio de infusão de medicamentos, via spray nasal ou por administração intramuscular, que, somados aos remédios via orais, permitem redução mais rápida de sintomas em pacientes adultos com transtorno depressivo maior ou esquizofrenia.
O centro também passará a fazer tratamento de eletroconvulsoterapia (ECT). Conforme o diretor, Leandro Ciulla, esse procedimento, realizado sob anestesia, tem "alta eficácia" na melhora de sintomas psiquiátricos. A estrutura oferece oito leitos para tratamento. Fica dentro do complexo que, com a ampliação, alcança 2 mil metros quadrados. O Libertad atende por convênio ou de forma particular. Além do complexo em Canoas, tem um residencial terapêutico inclusivo e um hospital-dia em Porto Alegre.