A maior pressão para alinhamento aos pilares do ESG (sigla em inglês para governança corporativa, ambiental e social) é feita sobre grandes empresas, que precisam atender a um público maior, mais exigente e diversificado.
Mas não é preciso ser gigante para adotar medidas que ajudem a alcançar equilíbrio entre produção e preservação. A Transcal, que faz transporte de passageiros em Cachoeirinha, passou a tratar toda a água usada na limpeza de sua frota de 194 ônibus.
A empresa de transporte público da Região Metropolitana implementou uma estação de tratamento de água com tecnologia 100% nacional para devolver à natureza a água que usa para higienizar os veículos e até a que serve para enxaguar peças mecânicas. A limpeza de cada veículo exige em média 250 litros, e a unidade processa até 30 mil litros de água por dia.
Depois de ser usada na lavagem e enxágue de peças mecânicas, a água é levada para caixas separadoras por uma série de calhas localizadas no pavimento da garagem da empresa. A partir daí, é bombeada para o reservatório, onde passa por processos físicos e tratamentos químicos, como decantação e filtração, que separam impurezas, óleo e outros resíduos. Finalmente, é devolvida a um açude localizado na própria sede da empresa.
Pedro Bessa, gerente-geral da Transcal, define a iniciativa com simplicidade: o respeito à natureza começa em casa. Para a empresa, acrescenta, isso significa se apropriar de um sistema que permite ter controle sobre o uso dos recursos hídricos de forma inteligente e utilizá-los com responsabilidade. Simples assim.