Na futura mudança da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-RS) para o antigo Centro de Treinamento da Procergs, um tesouro poderá ser deslocado sem problema, depois de ter passado incólume pelo incêndio na antiga sede.
O centro de processamento de dados do sistema de segurança do Estado, que centraliza informações sensíveis, ficou intacto em uma sala-cofre.
A estrutura é da green4T (assim mesm, com inicial em minúscula), empresa de tecnologia e infraestrutura que fornece esse tipo de equipamento para cerca de mil empresas no Brasil - e que já começa a exportar sua expertise. Marcio Martin, vice-presidente comercial para América Latina, detalhou à coluna como funciona a estrutura.
A sala-cofre fornecida pela empresa nacional é um data center revestido por paredes de aço recheadas — esse é o coração da tecnologia da empresa — com materiais que a tornam imune a fogo, água e até tentativas de arrombamento. São montadas conforme as necessidades específicas dos clientes e planejadas de forma a atender critérios de sustentabilidade, como a máxima eficiência energética. Têm base em estruturas modulares, o que permite desmontagem e reutilização em outro espaço.
— É um produto testado e certificado por diversos órgãos independentes, como ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), além de entidades da Europa — detalhou Martin.
Segundo Martin, a sala-cofre da SSP suportou fogo por horas, depois o resfriamento provocado pela água do combate ao incêndio e, em poucas horas, conseguiu restabelecer o funcionamento preservando a integridade dos dados. A gestão desses espaços é feita conforme a característica de cada um: podem ter só operação remota ou, em casos mais sensíveis, uma equipe local da green4T.
— O processo é tão moderno e seguro que já estamos começando a exportar salas. Ainda não podemos dizer para onde, mas posso dizer que é para localizações bem distantes de nós. É um investimento que agrega credibilidade, mas não tem custo exagerado. O aporte em uma sala-cofre não passa de 20% acima de uma sala normal.