Se em março os resultados de vendas de veículos já haviam sido preocupantes, em abril a queda se aprofundou. A redução dos emplacamentos totais chegou a 61,96% no Estado em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados das entidades que representam as concessionárias, Sincodiv/Fenabrave. Apesar de ruim, o desempenho ainda foi menos pior do que a média nacional, com redução de 73,57%.
Assim como em março, o Rio Grande do Sul se mantém em sétimo lugar no ranking nacional por Estados. Somando automóveis, comerciais leves, motos e veículos pesados (caminhões e ônibus) foram vendidas 6.356 unidades. Foram quase 4 mil a menos do que em março, que havia terminado com 10,3 mil unidades emplacadas. Em relação a janeiro, a queda é de 55%, mês que 14.443 veículos foram vendidos no Estado.
Na comparação de abril com o mês anterior, o RS também obteve melhor resultado que a média nacional: a queda foi de 38,27 %, enquanto o país amargou retração de 64,04%. Por classe de veiculo, o maior declínio na comparação com abril de 2019 foi no emplacamento de automóveis, que diminuiu 72,16%. Ante março, a redução foi de 54,11%.