Marta Sfredo

Marta Sfredo

A coluna online é um pouco diferente da GPS da Economia, de Zero Hora, que também assino. Aqui, cabe tudo. No jornal impresso, o foco é em análise dos temas que determinam a economia (juro, inflação, câmbio, PIB), universo empresarial e investimentos.

Programa Gaúcho

CVM deu alívio ao Banrisul, que não descarta retomada de oferta de ações

Múltiplas investigações abertas sobre venda de papéis do banco tendem a considerar decisão da 'xerife do mercado', governo e banco fazem autocrítica

Marta Sfredo

Enviar email
André Ávila / Agencia RBS
A expectativa de governo e Banrisul é de que os demais processos sejam encerrados na esteira da decisão da CVM

A decisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que na semana passada informou o governo do Estado do encerramento do processo administrativo que investigava a venda de ações do Banrisul, foi um alívio ao banco e ao Piratini. Seguem as apurações dos Ministérios Públicos Federal, Estadual e de Contas, além da Polícia Federal, mas todos devem se referenciar na apreciação da “xerife do mercado”. 

Apesar de ver interesses políticos no surgimento de denúncias, integrantes do governo e da direção do banco fizeram uma autocrítica sobre o confuso processo de comunicação – para os contribuintes e para o mercado – da venda de ações. Vice-presidente do Banrisul, Irani Sant’Anna Junior explica que algumas decisões sobre divulgação foram tomadas para tentar preservar o valor das ações que seriam oferecidas.

A expectativa de governo e Banrisul é de que os demais processos sejam encerrados na esteira da decisão da CVM. Mas ficou a lição de que processos de venda de ações em geral, e os de empresas relacionadas ao governo especificamente, precisam ser melhor tratadas. Internamente, Piratini e banco reconhecem “trapalhadas” no processo que, esperam, não sejam repetidas em futuras ofertas. 

Apesar da suspensão da venda de ações da Banrisul Cartões prevista para este mês, não se descarta a retomada caso o mercado dê condições. Em julho, a bolsa subiu quase 10% – só não cravou os dois dígitos por conta do recuo superior a 1% de ontem. Se a recuperação se sustentar –  o que vai depender do quadro eleitoral nacional – o banco poderá retomar a oferta da rede Vero. Desta vez, asseguram governo e Banrisul, sem o vaivém e a confusão até com investidores que marcaram as tentativas anteriores

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Chamada Geral 1ª Edição

11:00 - 12:00