De tão específico, o projeto de lei que abriu caminho para a nova etapa da General Motors (GM) em Gravataí estimula especulações. Embora precise de legislação complementar, o texto aprovado na Assembleia dá ênfase à produção de "ferramentais" – matrizaria e estamparia.
Interlocutores da equipe técnica do governo que trabalhou na modelagem do incentivo têm ouvido que o objetivo é o oposto: não restringi-lo à GM. A restrição a "ferramentais" teria a intenção de abrir para outros beneficiários sem generalizar, para proteger a arrecadação.
Mas a escolha dos segmentos, associada a sinais de que o modelo resultante do investimento de R$ 1,5 bilhão terá avanços tecnológicos, suscitou especulações sobre carro híbrido – conforme pessoas próximas à montadora, a probabilidade é baixa – até com mais plástico do que a média. Não plástico comum, mas polímeros elaborados, que permitem maior rendimento do motor por deixar o carro mais leve.
Leia mais
Projeto Gen, da GM, é uma nova fase da indústria automotiva no Estado
Por que a GM decidiu sair da Europa e o efeito da venda para o Brasil
Entenda como o governo gaúcho pode seguir apelando à ajuda da GM
Coordenador do Núcleo de Estudos da Inovação da UFRGS (Nitec), Paulo Zawislak avalia que essa poderia ser a explicação do foco em matrizaria e estamparia.
– A indústria automotiva enfrenta conflito entre o velho e o novo. Tecnologias e hábitos de consumo mudaram o perfil, com mais automação, como condução assistida, híbridos e elétricos – explica Zawislak.
A escolha do plástico se conectaria com a opção por veículos mais acessíveis. Presidente da Jato Dynamics do Brasil, Vitor Klizas avalia que a planta de Gravataí se destaca por modernidade, modularidade e localização estratégica. Se, como se especula, o novo modelo for um SUV, estima que a GM manterá a posição consolidada no mundo:
– A GM compete de maneira bastante agressiva. No mercado de SUVs, tem boa performance nos EUA. Em termos de infotainment (acesso a informação e entretenimento), seja qual for o pacote, vai representar uma concorrência forte.