Em levantamento feito pela Economatica, especializada no monitoramento do mercado de capitais, a pedido da revista Exame, a gaúcha Lojas Renner aparece em 11º lugar em uma lista de empresas com maior valor de mercado (multiplicação do número de ações de uma empresa pelo seu valor de mercado). Por motivos óbvios, a relação só inclui empresas de capital aberto, com papéis negociados no mercado.
Nessa avaliação, a maior do mundo é pouco conhecida no Brasil: a TJX, que opera com as marcas TKMaxx, Marshalls, Winners e HomeGoods. Mas a Renner fica na frente de outra grife muito conhecida no Brasil, especialmente depois da eleição do prefeito de São Paulo, João Doria, cuja predileção por esse logotipo acabou se tornando motivo de piada: a Ralph Lauren. Conforme a Economatica, citada por Exame, a empresa gaúcha valeria atualmente US$ 5,75 bilhões enquanto a gigante global é avaliada em US$ 5,64 bilhões.
Leia mais
Nova casa da Lojas Renner abre as portas em Porto Alegre
Renner cresce 8% em 2016 e rede confirma abertura de mais quatro lojas no RS
Galló: "Consolidação do varejo é inevitável, uma lei do mercado
A Renner também aparece à frente de todas as empresas de varejo de moda com capital aberto, o que inclui a Riachuelo – a rede aparece na lista com o nome do grupo Guararapes, controladora da rede. Neste ano, as ações da Renner subiram mais de 29% na bolsa brasileira, enquanto o principal indicador desse mercado, o Ibovespa, avançou 3%. Desde 2005, a Lojas Renner é uma "corporação" – no jargão corporativo, empresa com capital pulverizado, sem um controlador definido. No ano passado, José Galló, presidente da Renner, foi apontado pela revista Época Negócios como melhor CEO do Brasil.