Na semana em que se consolidou a flexibilização da reforma previdência, com o governo recuando dos primeiros pontos mais duros da proposta de mudança, a coluna volta ao inesgotável tema da aposentadoria e como filmes recentes abordaram o assunto sempre atual e sempre desafiador.
Despedida em Grande Estilo (2017)
Não estranhe a data, é um filme novinho em folha, que acaba de estrear em Porto Alegre. A coluna ainda nem viu, mas o elenco já recomenda: Morgan Freeman, Michael Caine e Alan Arkin são aposentados de vidas simples. Quando são avisados de que a empresa que os paga mudará de país, cortando os benefícios, e esse movimento tem conexão com um banco que os prejudica, resolvem fazer um assalto.
Veja mais
"Central" tem segunda maior bilheteria de estreias nacionais
Três filmes sobre temas analisados pela Economia do Crime
Três filmes sobre terceirização
Eu, Daniel Blake (2016)
O benefício que o personagem do título busca não é aposentadoria, mas uma espécie de auxílio-doença. O filme narra as regras contraditórias e o emaranhado burocrático que confundem e deixam Blake perdido entre proibições e impossibilidades. Dirigido por Ken Loach, retrata uma realidade britânica mas qualquer semelhança com países menos desenvolvidos não é mera coincidência.
Sr. Holmes (2015)
O "senhor Holmes" do título é aquele mesmo que costumava viver na Baker Street, em Londres, mas nesse relato está com 93 anos e vive em uma fazenda no condado de Sussex. Depois que seu antigo parceiro Dr. Watson publica uma história de ficção baseada na convivência dos dois, quer fazer um livro de memórias, mas se confronta com lacunas de sua memória. Mostra como conhecimento e raciocínio lógico podem desafiar o tempo.