A inglesa The Body Shop mal havia desembarcado no Brasil, com a compra de 51% da gaúcha Empório Body Store, em outubro de 2014, e teve de encarar dois anos de recessão.
Depois de reduzir a velocidade da abertura de operações, a rede de lojas de cosméticos, controlada pela francesa L'Oréal, quer, enfim, colocar em prática seu plano de expansão em 2017. Até dezembro, projeta inauguração de 10 lojas e 11 quiosques no país – atualmente, são 118 unidades.
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CEO da The Body Shop no país, Nathalie de Gouveia afirma que o Rio Grande do Sul está na rota de aberturas. No Estado, a rede vê potencial para inauguração de três operações, que se juntariam aos seis pontos de venda em funcionamento em Porto Alegre e Novo Hamburgo. Além da Capital, estão na mira cidades como Caxias do Sul e Canoas.
– Estamos bem representados no Sul, mas sabemos que há espaço para crescer. A região representa 16% das vendas do país. A loja no Iguatemi Porto Alegre, que abriu em 1997 como Empório Body Store, foi a que mais faturou no Natal do ano passado no Brasil – relata a executiva, nascida na França e com familiares portugueses.
A compra dos 49% restantes da rede gaúcha foi concluída pela The Body Shop em fevereiro de 2016. Até para o segmento, visto como resistente à crise, o ano passado foi "desafiador", segundo Nathalie, que fala com sotaque de Portugal, onde trabalhou antes de vir ao Brasil. Conforme a executiva, as vendas da rede, que não revela o faturamento, foram hidratadas no último trimestre.
– A previsão é de crescimento neste ano. O Brasil está entre nossos cinco principais mercados – sublinha.