Dessa vez, não foram as especulações do mercado financeiro que fizeram as ações do Banrisul dar um salto na Bovespa. O preço do papel do banco na bolsa disparou 6,2% ontem impulsionado pela divulgação do balanço de 2016. Apesar da queda no lucro, o resultado operacional da instituição cresceu 33%.
Desde que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, confirmou, no final de janeiro, que o banco estará na mesa de negociação da dívida do Estado com a União, o preço do papel já subiu mais de 25%. A Bovespa chegou a pedir explicações à instituição após o ocorrido.
Leia mais
Feltes nega que privatização do Banrisul seja condição para socorro do Planalto
Todos de olho na divulgação do balanço anual do Banrisul
Santander se considera "obrigado" a olhar oportunidades como o Banrisul
O avanço de quinta-feira indica que a possibilidade de venda do banco público não é a única razão para deixar os analistas animados. A queda no lucro líquido do banco foi relativizada por investidores porque existe o entendimento de que em 2015 a instituição teve receitas consideradas extraordinárias, como o ganho com a variação cambial – uma vantagem que não conseguiu repetir em 2016.
Por isso, o indicador mais olhado foi o resultado operacional, que mostra a eficiência do banco em realizar o próprio trabalho. É o avanço acima de 30% que sustentou tanta animação na Bovespa.