O grupo Ultrapar, dono das marcas Ipiranga, Ultragaz, Extrafarma e da Oxiteno, com unidade no polo de Triunfo, anunciou neste domingo a compra da Alesat, quarta maior rede revenda de combustíveis do país, por R$ 2,17 bilhões. O negócio vai concentrar ainda mais o segmento de postos de abastecimento. Conforme os dados mais recentes divulgados pela agência reguladora do setor, a ANP, a Ipiranga é a segunda maior, com 21% do mercado, e a marca Ale tem 5,6% do total. A soma dos dois percentuais ainda não ultrapassaria a líder do mercado, a BR Distribuidora, da Petrobras, que tem 28% do mercado.
A Ultrapar havia comprado a rede Ipiranga, nascida no Rio Grande do Sul, em 2007. Na transação, com participação também de Petrobras e Braskem, mudaram de mãos a rede de postos, que ficou parte (Sul e Sudeste) com o Ultra e parte com a BR (Centro-Oeste, Nordeste e Norte), enquanto os ativos na área petroquímica ficaram com a Braskem. As três empresas dividem, até hoje, o controle da Refinaria Riograndense, de Rio Grande, outro ativo negociado na época.
Conforme esclarecimento do Ultra enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o valor do negócio inclui a dívida líquida da Ale registrada até 31 de dezembro de 2015, de R$ 737 milhões. Considerada a concentração de mercado que a transação determina, será um processo complexo para aprovação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Até que isso ocorra, as empresas vão manter as operações separadas e seguirão atuando como concorrentes.
Em nota, a Ultrapar informa que a Ale, com sede em Natal (RN), tem forte presença no Nordeste e "complementa geograficamente" a rede de postos da Ipiranga, que possui menor participação nesses mercados em relação ao restante do país – até pela modelagem do negócio de 2007. A Ale é uma distribuidora de combustíveis com 20 anos de história, também fruto de uma fusão entre a Ale Combustíveis e a Satélite Distribuidora de Petróleo. Tem hoje, no país, cerca de 2 mil postos e 260 lojas de conveniência, além de 10 bases logísticas. Em 2015, a Ale vendeu 4,3 milhões de metros cúbicos de diesel, gasolina, etanol e GNV, e teve receita de R$ 11,4 bilhões A Ipiranga tem rede de 7.241 postos de serviços em todo o Brasil.