Se a coluna sugeriu filmes de Natal antes do dia 25 de dezembro, agora teria de escolher o tema Ano-Novo, certo? Não seria suficiente. São tamanhos os desafios que teremos em 2016 que a escolha foi um pouco diferente: filmes sobre superação. Vamos precisar tirar forças de onde parece não haver, como os personagens das histórias abaixo. Perserverar, transcender problemas pessoais, familiares, econômicos, políticos. Acreditar que, por mais hostil que seja o ambiente, sempre é possível fazer algo para melhorar. E avançar.
A Vida Secreta de Walter Mitty
A adaptação do conto de 1939 e remake de O Homem de Oito Vidas, de 1947, fica entre entre o surrealismo e o saudosismo, mas tem um Ben Stiller 'descascado' dos exageros e mostra que até das piores experiências pode-se extrair aprendizado.
Pequena Miss Sunshine
Reúne temas pesados em uma Kombi amarela, em registro de humor irônico que desarma e suaviza a disfuncionalidade dos personagens, tanto a dos que desafiam modelos quando a dos que os perseguem obsessivamente.
Hotel Ruanda
Baseado em um dos maiores genocídios da história recente, o dos hutus contra os tutsis, em Ruanda, aborda tanto a responsabilidade individual quanto a indiferença institucional no processo de salvar vidas.
Um Sonho de Liberdade
Em tempos de tantas prisões e prejulgamentos no Brasil, provoca reflexões sobre quem é culpado e quem é inocente. A ‘redenção’ do título em inglês ocorreu com o próprio filme, que estreou mal e virou clássico com o tempo.
Gênio Indomável
Muito antes de Matt Damon e Ben Afleck virarem astros de fraquias, escreveram esse roteiro com múltiplas camadas de leitura. Uma é sobre responsabilidade _ de cada um com sua própria vida e as motivações de suas escolhas.