A escalação do Grêmio para a partida contra o Bahia foi anunciada com Luis Suárez. Porém, após sentir dores no aquecimento no gramado da Fonte Nova, o atacante acabou cortado da partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Fez falta para o desempenho do time, mas o resultado não foi negativo.
Os números do Grêmio sem Luis Suárez evidentemente são piores no comparativo de quando ele está em campo. O confronto contra o Bahia foi o sétimo em 2023 sem a presença do uruguaio, sendo que esta é a primeira vez que o jogador acaba cortado por problemas de lesão.
As demais partidas do Grêmio sem Suárez fizeram parte de uma estratégia de poupar o camisa 9. Casos por exemplo dos gramados sintéticos do São José, do Palmeiras e do Athletico-PR. Os demais foram diante de São Luiz, Ypiranga e ABC, todos fora de casa.
No total, portanto, são sete jogos, com três vitórias, três empates e uma derrota (57% de aproveitamento). Com Suárez em campo (29 partidas), o rendimento do Grêmio melhora muito, chegando a quase 80%.
Jogos do Grêmio sem Luis Suárez:
- 1x0 São José (Gauchão)
- 0x0 São Luiz (Gauchão)
- 0x0 Ypiranga (Gauchão)
- 2x0 ABC (Copa do Brasil)
- 1x4 Palmeiras (Brasileirão)
- 2x1 Athletico-PR (Brasileirão)
- 1x1 Bahia (Copa do Brasil)
Total = 7 jogos (3 vitórias, 3 empates e 1 derrota)