A mobilização das mulheres contra a importunação sexual durante a prática de atividades físicas em Porto Alegre começa a dar os primeiros resultados. No Conversas Cruzadas desta quarta-feira (24), convidamos duas mulheres que sofreram importunações durante a corrida de rua. Corajosas, elas relataram as situações absurdas que presenciaram, confira no vídeo acima.
Em poucos dias, quatro casos de assédio e importunação a corredoras foram registrados em Porto Alegre. Três na Redenção e um na Orla do Guaíba.
O comandante da Guarda Municipal de Porto Alegre, Marcelo Nascimento, prometeu ampliar o patrulhamento e vai avaliar a possibilidade de instalar câmera ou totem de segurança interativo no trecho da avenida Diário de Notícias, onde há menor movimento de pessoas. Além disso, Nascimento diz que há uma sindicância em andamento para apurar a falha no atendimento a uma mulher que buscou apoio no posto da Guarda Municipal na Redenção. Preferiu não dar detalhes, mas garantiu que o caso está com a corregedoria:
— Está em processo, não posso falar muito, mas tenho certeza de que esse não é o padrão que queremos dos nossos servidores. Os guardas municipais precisam estar aptos a dar a resposta que a sociedade precisa, e não é isso que nós pregamos. Podem ter certeza de que esse tipo de situação não pode acontecer mais — disse Nascimento, durante o programa.
Nesta manhã (25), o tenente-coronel Fábio Schmitt, comandante do 9º Batalhão de Policia Militar, me enviou fotos do patrulhamento bem cedo no Parque da Redenção. Segundo ele, será uma prática rotineira, desde às 5h da manhã, para dar mais segurança a todos, especialmente às mulheres que querem poder correr sem serem importunadas.
Confira o programa completo: