Tem uma cena que já virou tradição no Carnaval do Porto Seco, em Porto Alegre: ao final de cada desfile, os garis responsáveis pela limpeza da avenida caem no samba. Pois neste final de semana, alguns deles estarão desfilando de verdade no grupo especial da Capital. Uma valorização bonita e merecida.
A ideia partiu da escola Imperatriz Dona Leopoldina, cujo enredo fará uma homenagem ao cooperativismo - com destaque para a Cootravipa - às 3h40min deste sábado (4).
Por coincidência, a cor da escola é laranja, a mesma usada pelos profissionais que se desdobram para limpar as ruas da cidade. Por conta dessa ligação, toda a bateria pisará no sambódromo usando os tradicionais uniformes da cooperativa, como uma forma de homenagem. As cerca de 150 vestimentas foram doadas pela entidade e passaram por customização.
E tem mais: além da homenagem na bateria, cerca de 30 garis desfilarão na ala nº 9 da Imperatriz - a Ala da Cootravipa, que representará os operários. Já a diretora-presidente da companhia, Imanjara de Paula Marques, e uma das sócias fundadoras da empresa, Elizabete Freitas, estarão no carro alegórico destinado a representantes das cooperativas homenageadas.
— É uma honra para a Cootravipa receber uma homenagem como essa. Prestamos serviços importantes para a sociedade e receber esse reconhecimento faz toda a diferença. Cada um de nós está se sentindo representado, ainda mais ganhando de presente a bateria com nosso uniforme — afirma Imanjara.
Os associados da cooperativa participarão também do bloco do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) na abertura do Carnaval, por volta das 19h30 desta sexta-feira (3). É o segundo ano que essa parceria acontece, com cerca de 300 pessoas compondo o bloco, entre elas a diretoria do DMLU, da Cootravipa e representantes de secretarias do município.
Sempre presentes
A Cooperativa é responsável pela limpeza do Complexo Cultural do Porto Seco, tarefa que começou já na montagem da estrutura e se estende até depois dos desfiles. Uma equipe especial, composta por 100 cooperados, cuidará do sambódromo durante o Carnaval.
A Cootravipa
É uma cooperativa com 38 anos de história, que presta serviços em Porto Alegre. Com quase três mil cooperados, atua nos serviços de limpeza e conservação, jardinagem e varrição de rua, em contratos públicos e privados.