O Largo David Coimbra, localizado no cruzamento das avenidas Erico Verissimo e Ipiranga, será adotado pelo Grupo RBS. A empresa encaminhou um pedido à prefeitura de Porto Alegre, que abriu um expediente para tratar da solicitação.
Durante dez dias, empresas e pessoas que tivessem o mesmo interesse em se responsabilizar pelo local poderiam fazer contestações ou apresentar uma outra proposta. Como não houve questionamentos, a Secretaria Municipal de Parcerias confirmou o pedido da RBS em publicação no Diário Oficial de Porto Alegre.
A adoção terá prazo de quatro anos e o local deverá ser inaugurado em 12 de dezembro. A área ganhará paisagismo. Além disso, a empresa onde David Coimbra trabalhou por 26 anos vai instalar uma placa em homenagem ao jornalista, que faleceu em 2022.
Um trecho de uma crônica marcante do David será destacado. A placa ainda está em confecção, mas irá reproduzir uma parte da coluna "Quando eu quis morrer", assinada por ele 15 dias antes da sua morte.
“O que existe é o presente e, se o presente pode ser sorvido integralmente, a vida passa a ser boa. E ela é. A vida é boa”, trecho do texto escrito por David.
A área que será adotada pela RBS, entre as avenidas Erico Verissimo e Ipiranga, mudou de nome em abril. Antes, era denominado pela prefeitura como Largo Mil Duzentos e Quarenta e Cinco. Porém, a partir de um projeto, de autoria do vereador Idenir Cecchim, aprovado na Câmara Municipal e sancionado pela prefeitura, o terreno passou a se chamar Largo David Coimbra.
David Coimbra morreu em 27 de maio de 2022. Ele lutava contra um câncer no rim durante quase uma década.