Mais duas obras de alargamento de pista foram liberadas na freeway. Os veículos já passam em ambos os lados do quilômetro 74, sobre o viaduto da RS-118 em Gravataí, desde a manhã desta quinta-feira (16).
Não há mais congestionamentos no local, mesmo que ainda sejam necessários alguns serviços complementares. Com estes novos desbloqueios, cinco das nove intervenções já não enfrentam mais bloqueios.
Outros quatro pontos ainda recebem obras, sendo três no sentido Capital-interior e uma no sentido oposto. Por causa das obras, até duas faixas chegam a ser bloqueadas.
A previsão da CCR ViaSul é que sejam entregues em duas semanas, se as condições climáticas permitirem. A primeira ampliação foi finalizada em agosto, no km 81, também em Gravataí. A segunda, em 1º de novembro, no quilômetro 76.
Por causa das intervenções, os pontos com obras entre o km 74 e o km 88 podem ter duas faixas de tráfego interrompidas. Pela região passam aproximadamente 70 mil veículos por dia. A velocidade nos trechos com serviços em andamento, a velocidade foi reduzida de 110 km/h para 60 km/h ou até 20 km/h.
Multas
Recentemente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou ação para autuar motoristas que têm usado o acostamento para burlar os congestionamentos. A medida é considerada uma infração gravíssima de trânsito e pode acarretar multas que chegam a R$ 1.250.