
Entra governo e sai governo e as promessas de revitalização do Centro Histórico de Porto Alegre permanecem. As obras até acontecem mas é sempre o esforço de uma usina para acender uma lâmpada.
Mercado Público, Esqueletão, Cais Mauá são apenas alguns exemplos. Quem usa o centro da Capital sabe que realizar melhorias nessa região costuma ser muito dispendioso, seja na parte financeira ou de esforço mesmo. Muitos supersticiosos diriam que, certamente, há um sapo enterrado nessa região, o que justificaria seguidos insucessos.
A recuperação da Rua dos Andradas, da Avenida Borges de Medeiros e das ruas do quadrilátero central pode ser incluída nessa relação. As melhorias são aguardadas desde 2015. E, nesta quinta-feira (16), mais uma prova dessa teoria foi vivida.
A segunda tentativa de licitação fracassou. Nenhuma empresa apresentou interesse em realizar a obra. E a prefeitura melhorou a proposta.
Na primeira versão, a revitalização seria realizada em 12 meses ao custo de R$ 12,55 milhões. Na última tentativa, o prazo foi ampliado para um ano e meio e o investimento será de até 13,67 milhões.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), as permanentes altas nos preços dos insumos, muitos deles bastante específicos para essa obra, como o aço para bancas de revista e paradas de ônibus, seja o principal motivo para a ausência de propostas no certame.
- Esse contratempo já está sendo enfrentado por nós. Iremos, junto do nossos técnicos, buscar as considerações e argumentações das empresas que deixaram registros de acesso aos editais e também das empresas que ao menos participaram de alguma fase dos certames realizados. O objetivo é buscar compreender em que ponto do edital está impedindo a concretização do cenário desejado de participação em bom número das empresas -, afirma o secretário Pablo Mendes Ribeiro.
A promessa é que este novo entrave seja superado e que uma terceira disputa seja lançada em breve. Quando a primeira tentativa restou frustrada, o prefeito Sebastião Melo, determinou que o edital fosse revisado em 72h. A nova revisão terá por base este prazo. Uma força-tarefa foi montada pela Smoi para tentar resolver a situação.
Porto Alegre precisa desenterrar logo os seus sapos. Antes engoli-los do que seguir os velando.
O que irá mudar na região
Segundo a prefeitura, o projeto prevê a ampliação de calçadas — permitindo maior circulação de pedestres —, assim como qualificação de travessias, reduzindo barreiras de acessibilidade e melhorando a pavimentação em geral. A implantação de novo mobiliário urbano (bancos e lixeiras), melhorias na iluminação pública e a ampliação do sistema de videomonitoramento também serão feitas.
Revitalização:
- Rua dos Andradas - trecho entre a Rua General Câmara e a Rua Marechal Floriano Peixoto: reforma completa do calçadão de pedestres.
- Rua dos Andradas - trecho entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Rua Dr. Flores: recuperação do pavimento histórico da via e reforma completa dos passeios.
- Rua Uruguai - trecho entre a Rua dos Andradas e a Rua Sete de Setembro: reforma completa do calçadão de pedestres.
Urbanização:
- Rua Voluntários da Pátria - trecho entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Rua Dr. Flores: recuperação do pavimento do corredor de ônibus, reforma completa dos passeios.
- Rua Otávio Rocha - trecho entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Rua Dr. Flores: recuperação do pavimento da via, reforma completa dos passeios e qualificação do canteiro central.
- Rua General Vitorino - trecho entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Rua Dr. Flores: substituição do pavimento da via e reforma completa dos passeios.
- Rua Doutor Flores - trecho entre a Rua General Vitorino e a Rua Voluntários da Pátria: substituição do pavimento da via e reforma completa dos passeios.
- Rua Vigário José Inácio - trecho entre a Rua General Vitorino e a Rua Voluntários da Pátria: substituição do pavimento da via, reforma completa dos passeios e do calçadão de pedestres.
- Rua Marechal Floriano Peixoto - trecho entre a Rua General Vitorino e a Rua Otávio Rocha: substituição do pavimento da via e reforma completa dos passeios.
- Avenida Borges de Medeiros - trecho entre a Avenida Salgado Filho e a Rua Sete de Setembro: substituição do pavimento da via, reforma completa dos passeios, qualificação do canteiro central e da Esquina Democrática.




