A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Um pedacinho da 47ª Expointer, marcada entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro, no parque Assis Brasil, em Esteio, poderá ser visto antes, na Capital. Será na próxima segunda-feira (12), quando ocorre o lançamento oficial da feira, no pátio da Secretaria Estadual da Agricultura, no bairro Menino Deus. No local, haverá até à mostra alguns animais que participarão desta edição.
De acordo com o secretário da pasta, Clair Kuhn, a ideia de trazer a Expointer para o "coração de Porto Alegre" neste ano tem pelo menos duas razões. A primeira, de unir o campo e a cidade. E a segunda, de trazer a feira para o local onde tudo começou:
— No momento em que o Estado precisa mostrar essa garra (para se reconstruir após a enchente), nada mais interessante do que trazer de volta (a Expointer) para onde nós iniciamos tudo. No coração de Porto Alegre. Um marco histórico de retomada.
Kuhn se refere à história da feira. Durante 60 anos, entre 1909 e 1969, a Exposição Agropecuária de Porto Alegre (como hoje conhecemos a Expointer) foi realizada no local, à época chamado de Parque de Exposições Menino Deus. A sede da feira só foi transferida para o Parque de Exposições Assis Brasil em 1970, que, por cinco anos, foi chamado de Parque do Menino Deus de Esteio.
No ano passado, a Expoleite Fenasul já havia sido lançada na Secretaria da Agricultura, em Porto Alegre.
— Fizemos um teste, na época, pensando em resgatar esse espaço histórico que é a Secretaria da Agricultura — esclareceu o secretário.