No caminho para a reconstrução do Estado, que passa obrigatoriamente pelo meio rural, há uma via fundamental para completar a jornada: a mobilização coletiva. É por meio dela que têm sido dados passos importantes para garantir, por exemplo, comida aos animais. Ou ainda itens básicos da vida do produtor como cobertor, colchão, geladeira, fogão, entre outros.
E para se manter firme nessa caminhada, é preciso alimentar também a alma, marcada pelas feridas recentes do desastre. Pensando nisso, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS) lançou um campanha que chama a atenção para a necessidade de cuidados com a saúde mental do agricultor.
— A gente entendeu isso: a importância de trazer coisas simples, que não é do dia a dia deles... mas que quando se sentirem tristes, podem procurar pessoas para conversar, ir até o sindicato. Às vezes é só um bom dia, um café — diz Jaciara Müller secretária e também responsável pela pasta da Saúde da entidade.
Batizada de Saúde Mental Importa Sim!, a iniciativa traz dicas simples de como amenizar os efeitos negativos. São atitudes como dar prioridade ao sono, ter uma boa alimentação e conversar, entre outras. A divulgação da campanha tem sido feita via redes sociais e traz ainda uma orientação importantíssima: a de buscar a assistência de profissionais, psicólogos e psiquiatras. Inclusive com o lembrete de que há municípios com ajuda gratuita de entidades e voluntários.
— Por vezes, a gente tenta ser forte, mas esquece que pessoas fortes também precisam de ajuda. A saúde mental precisa muito ser considerada neste momento — reforça Jaciara.
Percepção também verificada no giro feito por 11 municípios pelo Programa Agro Solidário, coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) e composto por várias entidades do setor. Entre as necessidades emergenciais apontadas está a telemedicina, com o apoio psicológico.
— Neste momento, quando as pessoas se deparam com esse cenário, tudo vale: até um abraço — lembra Eduardo Condorelli, superintendente do Senar-RS.