Diante da proximidade de casos de influenza aviária ao Brasil, o Ministério da Agricultura publicou uma portaria nesta quinta-feira (30) que suspende por 90 dias preventivamente a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves. No mesmo documento, também veta a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior.
— Para o sucesso da prevenção e de resposta a uma eventual ocorrência sanitária, é essencial a manutenção do estado de alerta e mobilização de todo o Serviço Veterinário Oficial, demais órgãos governamentais envolvidos, setor produtivo e sociedade em geral — explicou a diretora substituta do Departamento de Saúde Animal, Anderlise Borsoi.
Medida semelhante já havia sido adotada pelo governo do Rio Grande do Sul. Em uma instrução normativa conjunta, as secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente do Estado suspenderam em fevereiro, por um prazo de 90 dias, a participação de aves em exposições agropecuárias.
Até agora o Brasil não tem casos confirmados da doença. Atualmente, a Argentina é o país mais próximo que mais concentra registros. De acordo com o Senasa, órgão que cuida da sanidade no país vizinho, já foram detectados 66 casos de influenza aviária.
*Colaborou Carolina Pastl