Apresentar como o empreendedorismo gaúcho está preocupado com as mudanças climáticas para o mundo. Esse foi o propulsor que levou três agtechs do Rio Grande do Sul à 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, em Sharm El Sheikh, no Egito. Depois de apresentar os trabalhos que são feitos no Estado nesta quarta-feira (9), uma delas, a ConnectFARM, já adiantou o que deve trazer na mala de volta: possíveis investimentos aos pampas.
— No tempo que estivemos aqui, conversamos com bancos da Inglaterra, empresas de Israel e gente da Espanha. E conseguimos reforçar nossos objetivos de sustentabilidade — conta o CEO da startup, Rodrigo Dias Franco.
Alinhada à temática da COP27, o que a ConnectFARM divulgou foi o seu software que ajuda a aumentar a produtividade e a mitigar emissão de carbono a partir de um raio X da propriedade e da readequação de manejo.
No total, oito agtechs formaram a delegação brasileira organizada pelo Sebrae para o painel de empreendedorismo desta quarta-feira, na COP27.
E, em relação a impressões da conferência neste ano, que se estende até o dia 18, Franco adianta:
— Parece que está caindo a ficha dos países mais ricos. A COP deste ano está muito mais cooperativa. Agora se vão assinar algum compromisso no final, não sei dizer.
*Colaborou Carolina Pastl