Comunicada em fevereiro deste ano, a compra da empresa gaúcha Kepler Weber pela AGCO acaba de ser desfeita. Em nota, a empresa americana confirma ter rescindido o contrato fechado para a aquisição de 35% das ações da companhia pertencentes à Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil e BB – Banco de Investimento S.A.
Não há, por enquanto, detalhes sobre os motivos que levaram a AGCO (dona das marcas Massey Ferguson e Valtra) a voltar atrás. A aquisição faria com que dois terços do mercado de armazenagem brasileiro ficassem nas mãos da multinacional.
Com unidades em Panambi, no Estado, Campo Grande (MS) e escritório em São Paulo, a Kepler Weber tem fatia estimada de 55% do mercado de silos no país. Na época do anúncio da compra de ações, a companhia americana também afirmava que tinha intenção de lançar oferta pública para aquisição de todas as ações ordinárias, o que também não irá mais ocorrer. CEO e presidente da AGCO, Martin Richenhagen, disse à época que, a empresa, também dona da GSI, de equipamentos de armazenagem e secadores de grãos, via as duas empresas como complementares.