Uma gaúcha de Porto Alegre é destaque no State of Global Media Capital Funding 2023, relatório publicado todos os anos pela plataforma mediaforgrowth (MFG), de Londres, referência global em informações também sobre media for equity, quando o investimento em uma empresa se dá por espaços em mídia. Com seis negócios fechados em 2023, a RBS Ventures ficou em segundo no ranking, que foi liderado pela sueca Aggregate, com nove investimentos.
O Brasil como um todo teve nove negociações, superando a Alemanha e ficando em terceiro lugar no ranking mundial, que teve 72 acordos. O crescimento brasileiro em 2023 é colocado em destaque no relatório como "particularmente significativo". Negócios nos segmentos de alimentos, serviços financeiros e saúde foram destaque, assim como a busca por mídia em televisão, canal mais comum em 88% dos acordos, e na combinação de formatos, como impresso, digital e rádio. Pela primeira vez, o marketing de influência foi citado.
Criada há pouco mais de um ano, a RBS Ventures é do Grupo RBS. Dos seis investimentos realizados em 2023, três têm parte do aporte no modelo de media for equity. A Kravi, empresa de portaria remota, aumentou em 300% os usuários no site; a Doji, de venda online de celulares usados, elevou em 42%; e a Salute, de saúde, elevou em 22% a sua base de clientes.
Membro do Conselho de Representantes do Grupo RBS e sócio-fundador da RBS Ventures, Mauricio Sirotsky Neto vê como uma solidificação da nova categoria de investimentos, com veículos de mídia para alavancar negócios. A empresa quer dobrar o portfólio em 2024 e expandir para outros segmentos.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna