Após ter sua área interna destruída e coberta por lama ao ser inundado na enchente, o Hospital Roque Gonzales, que há 90 anos atende a população de Roca Sales, está recebendo o apoio da Santa Casa de Porto Alegre para ser remontado. Ainda nessa sexta-feira (8), dois caminhões foram enviados à cidade do Vale do Taquari. Neles, havia camas hospitalares, termômetros diversos, respiradores, desfibriladores, suportes para soro, entre vários itens.
- Vamos ajudar na remontagem do hospital, inclusive com engenheiros e técnicos clínicos para instalação e calibragem dos equipamentos. Juntos com todos - disse o diretor-geral da Santa Casa, Julio Matos, que soube da situação do hospital durante uma entrevista no Gaúcha Atualidade e, de imediato, pediu contatos para se informar do que era necessário, providenciando a primeira carga para as horas seguintes.
Com a equipe enviada e os nove funcionários que estavam no local, ainda foi possível montar no mesmo dia dois leitos de emergência e uma sala de triagem. Também conseguiram recuperar dois monitores e uma bomba de infusão. É um início. Ainda tem muito caminho pela frente, mas o próprio diretor deixa uma mensagem importante:
- Renascer é possível.
Mais ajuda para a reconstrução
Em mais uma ajuda assertiva, um contêiner para instalar uma farmácia temporária foi enviado a Roca Sales pelo presidente da rede São João, Pedro Brair, que foi até a cidade devastada pela enchente ficou sem farmácia, supermercado e posto de combustível. Com edificações levadas pela força da água, materiais de construção e móveis também são importantes. O Shopping Total enviou vidros para colocar nas lojas, além de lonas e paletes. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA) encaminha um caminhão com geladeira, armários, pias, mesas, fogão, poltronas, cadeiras, sofá e louça de banheiro que eram da entidade sede da entidade, além de outras doações, exemplificou o presidente Irio Piva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna