Camisetas e camisas lideraram os presentes para o Dia dos Pais no segmento vestuário, segundo levantamento feito com comerciantes pelo Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA). Até aqui, sem surpresas. Mas chamou a atenção que o terceiro lugar é dividido por cuecas e calças, ambos citados por 23,1% dos entrevistados. Em seguida, aparecem as meias.
No ano passado, cuecas e meias nem apareceram no resultado da pesquisa da entidade após a data. Calças, camisetas, moletons, malhas e jaquetas foram os principais produtos citados.
A queda no poder de compra, com altas de preços (apesar da queda no último mês), explica bem o movimento. O gasto médio por consumidor ficou, agora, em R$ 229. Em 2021, foi de R$ 311. Elevações de outros custos da casa comprometem o orçamento das famílias desde o início do ano.
Ainda assim, 34% dos lojistas entrevistados disseram que teve aumento nas vendas. Entre esses, a alta foi, em média, de 14%.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.