Tradicional instituição de ensino do Rio Grande do Sul, Instituto Flores da Cunha receberá um Museu Escola do Futuro. O projeto para que isso ocorra ficará pronto já no início de 2022 e será feito pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), entidade que trabalha com a cooperação entre países ibero-americanos nessas áreas pelo desenvolvimento integral e sustentável. A instituição tem sede aqui em Madri, onde foi assinado um protocolo de entendimento neste sentido com o governador Eduardo Leite. Faz parte da programação oficial da missão que a coluna faz a cobertura como enviada do Grupo RBS. A parceria conta com o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), que gere o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Localizado em Porto Alegre, o Instituto de Educação Flores da Cunha é a mais antiga escola de formação de professores do Estado. Fundada em 1865, ela está fechada desde 2016. As obras de revitalização - suspensas há dois anos - devem ser retomadas em outubro. A ideia do novo museu resgata a origem do local, portanto. Diretor do Escritório da OEI no Brasil, Raphael Callou conta que será definida a proposta do museu com os eixos de curadorias. Isso engloba desde as exposições, como apresentar as tecnologias, promover habilidades de professores, mostrar formatos de sala de aula e, principalmente, gerar questionamentos sobre a escola do futuro. O O projeto é o “recheio” do prédio, que, conforme disse o governador Eduardo Leite, é “icônico”:
- Será uma escola de escolas. Para o desafio, buscamos ajuda especializada.
A parceria com a OEI inclui um projeto de busca ativa de alunos que deixaram a escola. Os casos de evasão escolar serão identificados para trazer os alunos de volta. O problema já existia antes da pandemia - principalmente, no Ensino Médio, no Rio Grande do Sul - e agora piorou. Os recursos para o projeto serão aportados pela OEI, vindos de fundos que investem na organização. Já a implementação do museu ficará a cargo do governo do Estado.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.