Sete grupos empresariais, sendo vários estrangeiros, participarão do leilão de concessões aeroportuárias marcado para 7 de abril. O secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, informou que a região sul é a que vem despertando maior interesse dos investidores, disse o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes. Ele participou de reunião em Brasília.
Serão licitados 22 aeroportos na rodada do mês que vem, incluindo três gaúchos. Os investimentos previstos para os terminais somam R$ 6,1 bilhões ao longo dos contratos, que serão de 30 anos. O lance mínimo pelo conjunto dos aeroportos foi fixado em R$ 189,9 milhões. A licitação contempla os seguintes aeroportos: Curitiba/PR, Foz do Iguaçu/PR, Navegantes/SC, Londrina/PR, Joinville/SC, Bacacheri/PR, Pelotas/RS, Uruguaiana/RS e Bagé/RS, formando o Bloco Sul; dos aeroportos de Goiânia/GO, São Luís/MA, Teresina/PI, Palmas/TO, Petrolina/PE e Imperatriz/MA, formando o Bloco Central; e dos aeroportos de Manaus/AM, Porto Velho/RO, Rio Branco/AC, Cruzeiro do Sul/AC, Tabatinga/AM, Tefé/AM e Boa Vista/RR, formando o Bloco Norte. Juntos, eles aeroportos representam 11% do total do tráfego de passageiros. Hoje, 67% de todo o tráfego nacional já é concedido à iniciativa privada.
No encontro, também foram discutidas as novas rotas das companhias aéreas que irão operar a nova malha no Estado. A Azul, que já tem voos para Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana e Santo Ângelo, anunciou recentemente mais oito destinos no Rio Grande do Sul. Em Santana do Livramento, a operação do transporte aéreo será pelo aeroporto de Rivera, no Uruguai. O pleito agora é para que a tarifa de embarque para voo internacional seja a equivalente a voo doméstico.
- Também foi discutido o Pavement Classification Number (PCN) dos aeroportos de Uruguaiana e Pelotas, ou seja, o tamanho das aeronaves que as pistas suportam. A Gol pretende operar, a partir de outubro, voos para os dois aeroportos, com destino a Guarulhos, em São Paulo - diz o deputado.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.