Presidente da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), Sérgio Galbinski tem consultado lojistas do Rio Grande do Sul para monitorar o desempenho das vendas para o Natal. É a principal data de vendas do setor e, neste ano, tem o desafio especial de recuperar parte das vendas perdidas na pandemia. Ele conversou com duas grandes redes de lojas e destaca queda de 30% na venda de confecções e calçados, mas a manutenção do patamar para eletrônicos e eletrodomésticos. Por um lado, chama a atenção já que as pesquisas prévias vinham apontando roupas, novamente, como líderes na intenção de compras.
- Pessoal ficando em casa compra eletroeletrônicos e também móveis. Menos se interessam por moda, pois a vida social é muito menor. As pessoas também não estão comprando itens para uso próprio.
Por outro lado, Galbinski conta que alguns lojistas mencionam o aumento do ticket unitário, ou seja, o valor gasto por presente. Presenteando menos pessoas, o Papai Noel abriu a mão.
- Talvez por presentearem menos pessoas, consumidor quer demonstrar mais importância nos laços familiares. Acho que é aquele “revange spending” (consumo de vingança) direcionado para presentes únicos, para superar estresses.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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