A Havan adiou a abertura de capital. Chamada pela sigla em inglês IPO, a oferta inicial de ações na bolsa de valores tinha a expectativa de movimentar R$ 10 bilhões. A perspectiva era que a rede de varejo de Santa Catarina alcançasse um valor de mercado de até R$ 100 bilhões, ficando atrás apenas do Magazine Luiza.
Mas como diz o analista de mercado Wagner Salaverry, da Quantitas Asset, não "deu match" entre as expectativas da empresa e a aposta dos investidores, usando a expressão popularizada pelo aplicativo de relacionamento Tinder. Ao menos, por enquanto. Os "bancões" que assessoravam a operação sugeriram, então, que a Havan suspendesse a operação por agora.
- Ela mirava um IPO grande. A empresa queria que suas ações fossem vendidas em múltiplos de preço/lucro bem elevados, em uma operação que a colocaria entre as primeiras posições de valor de mercado do setor na B3 (bolsa de valores de São Paulo) - comenta Salaverry.
Diversas empresas estão desistindo do IPO agora para retomar em outro momento. A bolsa tem registrado queda e também é preciso investidor disposto a comprar para tantos papéis novos entrando no mercado.
No caso da Havan, o pessoal avalia que faltou também força no e-commerce. Com uma expansão física acelerada, o que inclui o Rio Grande do Sul, a venda online não tem sido a aposta da empresa de Luciano Hang. Só que o comércio eletrônico acelerou na pandemia e tem sido essencial na valorização das companhias de capital aberto pelos investidores.
- Ela tem operação digital muito pequena, e teve resultados naturalmente afetados em 2020 pela pandemia - acrescenta o sócio da Quantitas, gestora de fundos de Porto Alegre.
A Havan protocolou em agosto na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o pedido para IPO. A operação tinha como coordenadores Itaú BBA, XP Investimentos, BTG Pactual, Morgan Stanley, Bank of America, Bradesco BBI, Banco Safra e Santander Brasil. O acionista vendedor era o controlador da companhia, Luciano Hang, que enviou uma carta ao mercado na ocasião, relembre: Do lucro da empresa à história de Luciano Hang, veja o que a Havan mostrou aos investidores
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.