![Félix Zucco / Agencia RBS Félix Zucco / Agencia RBS](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/25517853.jpg?w=700)
A Câmara Americana de Comércio de Porto Alegre, Amcham Poa, fez um levantamento entre os dias 16 e 18 de março com 40 empresas do Rio Grande do Sul, de médio e grande porte. A ideia foi saber como elas estavam se mobilizando contra o coronavírus. A coluna ainda recebe diversas reclamações, mas também muitos elogios a empresas que adotaram medidas importantes de proteção dos funcionários.
- É um cenário em evolução constante e que demanda uma liderança ativa e conectada. Percebemos que dinamismo, solidariedade e criatividade, aliados a novas tecnologias serão fundamentais para o momento que estamos passando - garante o superintendente regional da Amcham, Marcelo Rodrigues.
Ao menos conforme o levantamento, 100% das indústrias com sede no Brasil e unidades aqui disponibilizaram álcool gel para os funcionários. As empresas também orientaram que seus integrantes não fizessem viagens internacionais, principalmente para áreas com bastante casos da covid-19. Em relação aos destinos nacionais, cerca de 50% das empresas consideraram viagens só em caso de emergência.
A pesquisa também indica que as empresas consultadas cancelaram eventos, visitas fora e reuniões com grande aglomeração de pessoas. Já a adoção de home office no trabalho variou entre 50% e 100%. Empresas com mais de mil funcionários adotaram. Daquelas que têm entre 100 e 500 trabalhadores, apenas metade partiu para o trabalho remoto.
Além disso, as empresas decretaram quarentena para as pessoas que voltaram de voos do exterior. E metade dos que viajaram para outro estado no país relatou também ter adotado a quarentena.
Empresas multinacionais com unidades em solo gaúcho tiveram números parecidos. Uso do álcool gel ficou em quase 100% das entrevistadas. Sobre a permissão de viagem ao exterior, entre 80% e 100% são contra no momento. Entre 50% e 100% permitem viagens nacionais, mas que sejam em caso de emergência. Sobre o home office, cerca de 80% a 100% consideraram uma boa decisão. A quarentena para quem chega de fora do país é adotada por 100% das multinacionais entrevistadas.
E aí na sua empresa? O comportamento é igual ao da pesquisa? Deixe seu relato aqui nos comentários.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista